Paganismo

 

Paganismo é um termo usado para se referir a várias religiões não Judaico-cristãs, no entanto, existem várias definições entre diferentes religiões entre o que pode realmente ser definido como sendo paganismo, sem consenso quanto ao que é correto. Um grupo mantém o paganismo como um termo que inclui todas as religiões não-abraâmicas. Outros sustentam que o catolicismo romano tem suas raízes no paganismo, enquanto outros sustentam que o paganismo deve referir-se exclusivamente às religiões politeístas, incluindo a maioria das religiões orientais, as religiões e mitologias do povos nativos americanos, assim como as não-abraâmicas religiões folk em geral. Outras definições mais estreitas não incluem nenhuma das religiões mundiais e restringem o termo às correntes locais ou rurais não organizadas em religiões civis. Característico de tradições Pagãs é a ausência deproselitismo e a presença de uma mitologia de vida que explica a prática religiosa.

O termo "pagão" é uma adaptação cristã do "gentio" do judaísmo, e como tal tem um viés abraâmico inerente, com todas as conotações pejorativas entre monoteístas ocidentais, comparáveis aos pagãos e infiéis também conhecidos como kafir (كافر) e mushrik no Islã. Por esta razão, etnólogos evitam o termo "paganismo", por seus significados incertos e variados, referindo-se à fé tradicional ou histórica, preferindo categorias mais precisos, tais como o politeísmo, xamanismo, panteísmo ou o animismo.

Desde o século XX, os termos "pagão" ou "paganismo" tornaram-se amplamente utilizados como uma auto-designação por adeptos do neopaganismo. Como tal, vários estudiosos modernos têm começado a aplicar o termo de três grupos distintos de crenças: Politeísmo Histórico (como a mitologia celta e o paganismo nórdico), folk/étnica/religiões indígenas (como a Religião tradicional chinesa e as religiões tradicionais africanas) e o neopaganismo (como a wicca e o neopaganismo germânico).

 

  

 

 

     Esse site é destinado ao compartilhamento de informações diversas, de interesse investigativo/tecnológico e busca o aperfeiçoamento intelectual, moral e social dos que o acessam, por meio da investigação constante da verdade e do aprendizado científico. 

    Combate a ignorância, o fanatismo, a superstição, o obscurantismo e a tirania em todas as suas formas;

     Enaltece  quem tem amor à Família, à humanidade, a fidelidade e o devotamento à Pátria, a obediência às Leis democráticas e justas do País, bem como o Amor ao próximo, expresso como conforto espiritual, ajuda material e caridade; 

     É contra o vício, a escravidão e a imoralidade sob todos os seus aspectos, pugnando por uma sociedade humana onde prevaleçam a pureza de costumes, a vida em perfeita harmonia com a natureza e com os princípios mais elevados da civilização.